top of page
Buscar
  • Foto do escritorariane877

Conheça Arquivos SHAPEFILES: o que é e por que são importantes?

Se tratando de geotecnologia é importante conhecer arquivos shapefiles. Diversas bases de dados geoespaciais e vetoriais em sistemas de informação geográficas (SIGs) utilizam esse formato. Esse formato aberto, é de livre utilização, apesar de pertencer a Esri que o desenvolveu e o regula. Trata-se de uma coleção de arquivos com mesmo nome e extensão diferentes por exibirem conteúdos diversos, porém relacionados e complementares.


Diferentes softwares de processamento geram os arquivos através da manipulação de dados disponibilizados. É um recurso usado para estudo do espaço físico, objeto de interesse dos órgãos de regulação e utilização do meio ambiente. Ele tornou-se ferramenta de ampla utilização para documentar propriedades, bem como mecanismo de controle de utilização dos recursos físicos e ambientais. Quer saber porque o software de arquivos shapefiles é tão importante? Siga com a leitura!


Arquivos shapefiles e a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR)


O formato shapefile, considerado por alguns como um recurso defasado e com algumas limitações, é, apesar disso, amplamente utilizado. Um dos usos práticos desse aplicativo é na geração do CAR. Essa sigla é bastante conhecida no meio rural. Desde a sua instituição através da Lei Federal 12.651/2012, o Cadastro Ambiental Rural tornou-se um registro obrigatório.


Todo o imóvel rural deve estar inscrito no CAR, podendo a inscrição ser exigida em diversas situações envolvendo a propriedade:


- Regularização de Imóveis Rurais;

- Aprovação e averbação de Reserva Legal;

- Compra, venda, transferência, inventário e desmembramento;

- Retificação e atualização em Cartórios de Registro de Imóveis;

- Empréstimos e transações bancárias;

- Programa de Regularização Ambiental e licenciamentos.


Quer saber mais sobre CAR? Acesse aqui!


Os arquivos shapefiles são utilizados na produção de mapas ou plantas georreferenciadas da propriedade. Tal formato permite a inserção e associação de dados e imagens que documentam informações importantes do terreno.


O armazenamento ainda permite registrar e atualizar os principais dados e informações. A qualquer tempo pode ser exigido do proprietário o CAR, assim sendo é recomendável mantê-lo atualizado.


Aplicativo shapefiles e a obtenção de licenciamento ambiental no Iphan


Para obter uma licença ambiental o primeiro passo é o preenchimento da Ficha de Caracterização da Atividade (FCA) e a elaboração e envio de arquivos em formato shapefiles.

A extensão shapefiles oferece recursos que permitem a composição detalhada de informações do espaço físico. Todos os dados e variáveis relevantes podem ser inseridos, comparados e relacionados.


Com tais arquivos em mãos, a área técnica do IPHAN irá realizar uma análise detalhada das atividades previstas: área de inserção, porte e estruturas. Nesse momento é feita uma previsão preliminar dos possíveis impactos sobre o patrimônio arqueológico e bens culturais.


Quer saber mais sobre o licenciamento ambiental no IPHAN? Leia outro texto do nosso blog clicando aqui!


Licenciamentos, autorizações e transações são feitos baseadas nas informações armazenadas nesses arquivos. A partir dele é possível mapear espaço urbano e rural, visando mitigar impactos e reduzir prejuízos ao Patrimônio Cultural e Ambiental.


Contribuir com o bem comum deve ser o compromisso de cada cidadão. Uma visão mais global, social e consciente do meio vem sendo construída ao longo do tempo. Erros e negligências injustificadas serão cada vez mais severamente penalizados.


É imperativo ampliar essa consciência de desenvolvimento sustentável, promovendo o equilíbrio ambiental. Venha para Zelena Ambiental! Oferecemos toda a experiência, tecnologia e suporte que você precisa e procura para elaborar projetos que atendam a demanda atual!



76 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page