top of page
Buscar
  • Foto do escritorariane877

Você já ouviu falar do Laudo de Fauna?

Quando uma área natural está sendo analisada, é feito um apontamento em diversas características presentes nessa determinada região. E um desses estudos é o Laudo de Fauna.


A fauna silvestre presente em um ecossistema é essencial para o seu equilíbrio, já que a falta ou a presença de algum animal/ agente biológico novo pode afetar drasticamente a cadeia alimentar. Esse problema até parece simples de ser resolvido, mas se esse caso atingir certo nível de gravidade, muitos riscos acabam se desenvolvendo, trazendo futuros perigos até mesmo para o homem.


Assim, a importância desse laudo consiste em verificar e analisar a presença dos agentes biológicos, evitando riscos futuros para a natureza e para a sociedade.

Que risco corremos?


Fazer um laudo pode evidenciar algum problema existente, assim como pode mostrar que nada de ruim está se desenvolvendo. O ideal é que esse estudo seja realizado sempre, pois sem os métodos corretos não temos como chegar a uma conclusão exata sobre a interferência das atividades antrópicas na fauna silvestre.


As áreas rurais são espaços ideais para se fazer o laudo, já que a expansão agrícola pode se tornar uma invasão na natureza, resultando em aparecimentos frequentes de animais ou na migração forçada. No primeiro caso citado, onde os animais aparecem mais, o problema se encontra nos acidentes que podem acontecer. Um bom exemplo são as estradas rurais, onde podemos observar diversos animais que acabam atropelados e mortos. Já no caso da migração forçada, o problema pode chegar até na extinção de determinada espécie. Essa extinção ocorre pois muitos animais não conseguem se adaptar a novas regiões. Um exemplo que representa esse problema são as abelhas, que estão desaparecendo e/ou morrendo em número elevado por conta do excesso de plantações que não fazem parte da polinização ou no uso excessivo de agrotóxicos.


Outro exemplo de aplicabilidade do Laudo de Fauna é para a implantação de novos empreendimentos urbanísticos, como loteamento residenciais. Certas espécies necessitam de grandes áreas para se alimentarem e sobreviverem, o que pode inviabilizar um desmatamento para a construção de lotes urbanos.


Destaca-se que qualquer novo empreendimento de grande escala que envolva desmatamento também necessita de Laudo de Fauna, para verificar a existência de espécies ameaçadas de extinção ou de grandes mamíferos (que podem necessitar de mais de 1000 km² para caçarem). Nesse caso, medidas mitigadoras ou compensatórias serão desenvolvidas para minimizar as interferências na fauna silvestre.


Agora que você já sabe da importância que o Laudo de Fauna pode ter, comente o que você achou deste assunto. E se estiver com alguma dúvida ou pensa em fazer o Laudo de Fauna, entre em contato com a Zelena Ambiental e conheça nossas soluções.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page