top of page
Buscar
  • Foto do escritorariane877

Entenda os Benefícios do EIV no Meio Urbano

Atualizado: 6 de mai. de 2020

Viver em comunidade exige que os integrantes de um grupo social tenham harmonia em sua convivência. Qualquer ato que traga algum empreendimento para o meio urbano pode afetar o espaço a sua volta de forma positiva ou negativa. Então, cabe ao EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) encontrar soluções para qualquer ocorrência que seja prejudicial para os moradores a sua volta.

O EIV é um estudo que pode ser elaborado por engenheiros civis, ambientais ou arquitetos, e que tem o objetivo de trazer harmonia entre um empreendimento com os moradores de uma área urbana.


Como um empreendimento afeta o meio urbano?

Toda empresa ou organização ocupa um espaço que pode afetar no fluxo urbano. Uma loja pode fazer com que a circulação de pessoas em suas proximidades seja mais frequente, porém isso pode afetar de forma ruim o trânsito dessa região, que acaba sendo desagradável aos moradores locais.

Outra questão negativa que pode afetar os vizinhos é o barulho. Em muitos empreendimentos, tanto na produção quanto na venda podem trazer um excesso de poluição sonora. Um fator que só piora a situação é a acústica, que se não for levada em conta, pode aumentar a percepção do som e gerar atrito entre vizinhos. Por situações como essa que o estudo de impacto de vizinhança pode ser fundamental para uma boa convivência.


Benefícios de solicitar o EIV

Solicitar esse tipo de serviço pode trazer alguns benefícios quando as regras estabelecidas são executadas. Algumas delas são:

- Evitar conflitos com os moradores vizinhos;

- Melhor aprovação para a existência do empreendimento;

- Estabelecer condições de funcionamento da empresa em questão;

- Receber a adequação de viabilidade e sustentabilidade;

- Ter orientação quanto à infraestrutura urbana.

Além disso, o Estudo de Impacto de Vizinhança é muitas vezes exigido pelas Prefeituras Municipais, para verificar a viabilidade do empreendimento e subsidiar sua aprovação e licenciamento. A Zelena já desenvolveu estudos para diversos municípios, tais como Valinhos, Indaiatuba, Sorocaba, São Paulo e Piracicaba.

Agora que foi explicado mais sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança, você já sabe o que deve fazer para evitar os atritos entre o seu empreendimento e os seus vizinhos. E caso ainda tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários ou entre em contato com a nossa equipe.

4 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page