Ao dar início às instalações para concepção de um novo empreendimento, quase sempre existe algum tipo de impacto ambiental. Entretanto, cabe ao responsável pelo empreendimento identificar e tratar toda e qualquer interferência significativa no meio ambiente.
Portanto, antes de dar início ao empreendimento ou atividade industrial, é necessária a verificação da viabilidade ambiental do local.
(Imagem: Google)
O que é o Estudo de Viabilidade Ambiental?
O Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) é responsável por realizar todo o levantamento das particularidades ambientais da área onde a atividade será implementada. Seu objetivo é construir um diagnóstico que indique se o projeto oferece riscos ambientais ou para a população, isto é, se é viável no local.
Assim como levantar e analisar todos os dados, o EVA também oferece alternativas para o empreendimento no local. Os dados contemplam os aspectos físicos naturais existentes e o efeito que a atividade local pode acarretar. A partir dessas informações é possível traçar estratégias para implementação do empreendimento.
Por que é essencial a implantação do EVA?
Sem a elaboração do EVA, a atividade pode acabar sendo iniciada sem as devidas conformidades legais, bem como a inadequação do empreendimento ao local. Em ambos os casos, a não conformidade do empreendimento pode acarretar sanções pesadas, inclusive de crime ambiental.
Por outro lado, se o empreendimento for considerado impactante para o meio ambiente, a existência do EVA tornará mais fácil a elaboração de estudos mais detalhados, como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Finalmente, muitos órgãos públicos, assim como diversos agentes financeiros, exigem um estudo de viabilidade ambiental para concessão de licenças e de recursos, respectivamente.
O ideal é que o EVA seja elaborado por uma equipe de assessoria ambiental especializada, sobretudo pelo seu grau de complexidade. Se você precisa executar um EVA para o seu empreendimento, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!
Comments