Uma árvore pode ser considerada isolada quando está fora de um ambiente florestal e quando sua copa não entra em contato com nenhuma outra árvore. O corte dessa mesma árvore merece um pouco da nossa atenção e preocupação, já que a presença dela pode trazer mudanças ao seu ambiente.
O poder de uma árvore em mudar um ambiente:
A presença de uma árvore em determinado local pode trazer diferenças que nos afetam diretamente. Em primeiro lugar, se estamos falando de um espaço urbano, temos a umidificação do ar que nos ajuda a prevenir e/ou reduzir doenças respiratórias. Além disso, temos a presença de sombras, que ajudam a manter a temperatura em um nível mais baixo.
Como na cidade temos uma enorme presença de automóveis, a presença de árvores acaba sendo fundamental para o microclima e conforto térmico.
No caso do ambiente urbano, a derrubada de uma árvore é permitida em casos que coloquem em risco a vida humana e o patrimônio público ou para fins de edificação. Mesmo estando dentro dessas situações, é recomendado entrar em contato com a secretaria municipal de meio ambiente.
E o corte de árvores já mortas?
Mesmo no caso de árvores que já não estão mais vivas, é preciso a autorização para a sua retirada. Porém, deve ser observado o que o órgão responsável competente exige. Em maioria, no caso de retirada de árvores mortas, é comum o procedimento do plantio de uma nova muda.
E qual a importância das árvores nos ambientes rurais?
Em áreas rurais, as árvores ajudam na estabilização do solo, aumentam a infiltração superficial e diminui o escoamento artificial. Esses benefícios ajudam diretamente a vegetação local e podem ser introduzidos para ajudar os produtores agrícolas em suas plantações.
A utilização de árvores é uma das estratégias para regularização do clima. Mas caso seja necessário removê-las, entre em contato pelo e-mail contato@zelenaambiental.com.br ou mande uma mensagem para nosso WhatsApp (19) 98148.6376. Nós, da Zelena Ambiental, te daremos todo o suporte necessário para licenciar a retirada de sua(s) árvore(s).
Comments