Para a execução de um bom projeto, um dos passos fundamentais é a realização de um estudo topográfico do terreno, a topografia não é mesmo?
Afinal de contas, a topografia fornece informações importantíssimas ao construtor. O estudo topográfico é capaz de ajudar a determinar o melhor local de implantação. Além disso, ajuda a prever serviços como terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros.
O que é a topografia?
A topografia é definida como o estudo da superfície terrestre e de suas características e formas. O resultado desta área do conhecimento é a descrição das superfícies, formas, coberturas vegetais e elevações, representada em mapas.
Por definição, a topografia confere a descrição exata e detalhada de um lugar, incluindo medição de distâncias.
Na prática, a planta topográfica fornece informações sobre relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, seções transversais, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas e acidentes geográficos.
(Imagens: Google)
Qual a importância da topografia?
A topografia é aplicada em diversas fases do desenvolvimento imobiliário. O documento é utilizado, por exemplo, no ato da aquisição do terreno e durante o desenvolvimento do projeto executivo da(s) edificação(ões).
A topografia também é vital para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos. A planta topográfica, neste caso, dará origem a uma planta ambiental, com informações sobre cursos d’água, áreas protegidas, declividade, limite de mata nativa, dentre outras particularidades de cunho ambiental.
Já na fase de execução de uma obra civil, a topografia serve como suporte em diversos procedimentos. Por exemplo:
○ Demarcação dos limites do terreno;
○ Locação de nivelamento dos furos de sondagem;
○ Demarcação do esquadro da obra;
○ Locação de estacas;
○ Locação de pilares;
○ Nivelamento do terreno;
○ Acompanhamento das prumadas dos pilares;
○ Nivelamento de pisos e lajes;
○ Marcações das áreas de lazer e jardim;
○ As-built da obra, entre outros.
A aplicação da topografia do pós obra
Quando aplicada ao pós obra, a topografia serve para realizar o controle da estrutura já construída, observando e verificando possíveis descolamentos, por exemplo.
Quando se fala em topografia, a precisão é a palavra-chave no assunto. Um pequeno erro pode acarretar em um enorme problema, gerando retrabalho e aumento nos custos.
Equipamentos e tecnologia de apoio
Para a realização de levantamentos topográficos, há três categorias de equipamentos principais:
○ Teodolito – Equipamento muito tradicional, antigo e em desuso. Consiste em um telescópio móvel montado entre eixos verticais e horizontais que serve para medir ângulos;
○ Taqueômetro – Conhecido como estação total, fornece informações sobre distância e ângulo. Esses aparelhos adquiriram protagonismo ao permitir aumentar a produtividade dos levantamentos.
○ Aparelho de geoprocessamento – Fornece todas as informações anteriores e também as diferenças de nível. Mais preciso, esse aparelho é coordenado via satélite. Falaremos mais sobre essas tecnologias em um artigo futuro.
Além disso, mais recentemente, os drones passaram a ser utilizados também como ferramenta de apoio para estudos topográficos, especialmente em áreas de acessibilidade restrita.
Precisando de um serviço topográfico para a sua obra? Então consulte a Zelena Ambiental. Nossa equipe reúne know how e experiência com os órgãos ambientais, tornando-se referência em Estudos de Viabilidade Ambiental e aprovação de novos empreendimentos através do licenciamento ambiental.
Entre em contato com a gente a saiba mais!
Comments