SARE, SISTEMA DE APOIO À RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA: ACESSO E CADASTRO!

Zelena: SARE, SISTEMA DE APOIO À RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA: ACESSO E CADASTRO!

SARE, Medidas de manutenção e monitoramento, até a finalização.

Instruções e parâmetros para orientar construção e cadastro dos projetos no SARE foram descritas em 3 manuais divulgados pelo governo.

Como acompanhar o status do seu projeto no SARE?

Para entrar no SARE o proprietário deve acessar o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGAM) e se cadastrar como usuário.

É prático e rápido, o usuário deve inserir dados pessoais, endereço, telefone e uma conta de e-mail. Uma senha é gerada e enviada ao endereço eletrônico imediatamente, junto com o link de acesso.

Na primeira página do SIGAM, o usuário encontrará na coluna 2 linha 5 o ícone do SARE, entre 30 outras funcionalidades do SIGAM. Inclusive poderá obter informações sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), no SiCAR/SP na mesma plataforma. No âmbito rural, vale lembrar que apenas propriedades inscritas no SiCAR podem ter projetos cadastrados no SARE.

Análise, aprovação e monitoramento do projeto

O projeto entrará em análise após ser cadastrado, caso seja aprovado gerará um termo de compromisso e será homologado. A análise poderá ser feita por diferentes órgãos de acordo com a motivação e finalidade de sua criação.

Quando o projeto entrar em execução o proprietário será capaz de fazer o acompanhamento também no portal do SARE.

A Resolução SMA nº 32/2024 (Art. 26, item III, parag. 2º) dispõe que: “O restaurador deverá monitorar periodicamente as áreas em restauração, até que a recomposição tenha sido atingida”.

O SARE é uma plataforma de acesso simples. Todavia os projetos podem durar de 03 a 20 anos ou até que a recomposição seja alcançada.

Critérios técnicos são essenciais desde a elaboração à homologação, dada a importância do correto diagnóstico da situação ambiental atual e o estabelecimento de metodologia apropriada para a área a ser recuperada.

Conte com a Zelena Ambiental para fazer a análise do local, o cadastro no SARE e o monitoramento dos indicadores ambientais do seu imóvel!

Gostou? compartilhe!

Whatsapp Zelena