Riscos Costeiros e os efeitos das mudanças climáticas

Zelena: Riscos Costeiros e os efeitos das mudanças climáticas

A zona costeira brasileira é rica em belezas naturais inigualáveis, mas que com as mudanças climáticas correm sérios riscos.

Um dos principais deles são os deslizamentos de terras, as enchentes e inundações costeiras, com mudanças físicas e impactos ambientais.

Além dos prejuízos à natureza, a vida humana também sofreráintervenções e terá que mudar seu curso, sem contar com os grandes riscos de morte.

Uma vez que as secas são maiores, facilitando os grandes incêndios, por outro lado as enchentes expõem os moradores às possibilidades de contaminação por doenças.

Continue a leitura desse post para saber mais!

Efeitos climáticos e as consequências para a natureza

Há muito se falava sobre os grandes riscos que os efeitos climáticos trariam para os habitantes do planeta Terra de um modo geral.

No entanto, não foram tomadas atitudes para que a situação mudasse, muito menos houve conscientização da maior parte da população para a mudança de hábitos.

Como resultado, é possível ver o sofrimento de pessoas vítimas das grandes enchentes.

Na costa brasileira é possível perceber a elevação dos níveis do mar, além da alta concentração de C02 na atmosfera.

Veja abaixo outros problemas que já podem ser percebidos na costa brasileira como consequência das mudanças climáticas:

  • Alterações na qualidade da água nos aquíferos costeiros.
  • Interferências nas atividades agropecuárias, industriais, turísticas e do comércio na costa brasileira.
  • Comprometimento da biodiversidade brasileira, que perde sua vida aos poucos devido aos efeitos climáticos.
  • Aumento significativos dos riscos de enchentes costeiras, que se tornam mais agressivas e potentes à medida que se repetem.

Efeitos climáticos: como enfrentar esse tempo

Profissionais da pesca, agricultura e dos frutos dos manguezais serão os primeiros a serem prejudicados em decorrência das mudanças climáticas, aumentando a linha da pobreza nas regiões costeiras.

Para evitar que a situação se agrave, é preciso que seja elaborado um plano de intervenção urgente.

Nele deve constar os níveis de vulnerabilidade das regiões costeiras e as ações a serem feitas para diminuir os impactos e preservar vidas.

Além disso, é preciso começar de forma intensa a conscientizar as pessoas sobre os riscos dos efeitos climáticos.

É importante oferecer soluções mais seguras e menos agressivas ao meio ambiente, preservando a vida natural e as possibilidades de trabalho.

Outra forma de enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, é fazer um monitoramento contínuo das emissões atmosféricas.

É preciso realizar pesquisas frequentes que possibilitem uma análise efetiva de eventuais mudanças, bem como visualizar soluções eficazes.

Todas as pessoas que dependem ou não da costa brasileira de forma direta, empresários, produtos, governantes e população devem ficar atentos aos efeitos climáticos.

Se nada for feito para diminuir os impactos e não forem pensadas ações para enfrentar o problema viveremos um verdadeiro caos nos próximos anos.

Conclusão

É preciso agir de forma rápida para aprender as formas mais assertivas de lidar com os efeitos das mudanças climáticas.

Além disso, é preciso lembrar que atitudes podem ser tomadas agora se cada indivíduo se responsabilizar pelo seu papel dentro do contexto em que está inserido.

A Zelena Ambiental é uma empresa especializada em consultoria de serviços ambientais.

Por isso, conta com uma equipe altamente capacitada e multidisciplinar para apresentar a você as melhores soluções ambientais.

Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Gostou? compartilhe!

Whatsapp Zelena