Por que o Estudo de Viabilidade Ambiental é essencial para o seu empreendimento?

Zelena: Por que o Estudo de Viabilidade Ambiental é essencial para o seu empreendimento?

(Imagem: Google)

O que é o Estudo de Viabilidade Ambiental?

O Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) é responsável por realizar todo o levantamento das particularidades ambientais da área onde a atividade será implementada. Seu objetivo é construir um diagnóstico que indique se o projeto oferece riscos ambientais ou para a população, isto é, se é viável no local.

Assim como levantar e analisar todos os dados, o EVA também oferece alternativas para o empreendimento no local. Os dados contemplam os aspectos físicos naturais existentes e o efeito que a atividade local pode acarretar. A partir dessas informações é possível traçar estratégias para implementação do empreendimento.

Por que é essencial a implantação do EVA?

Sem a elaboração do EVA, a atividade pode acabar sendo iniciada sem as devidas conformidades legais, bem como a inadequação do empreendimento ao local. Em ambos os casos, a não conformidade do empreendimento pode acarretar sanções pesadas, inclusive de crime ambiental.

Por outro lado, se o empreendimento for considerado impactante para o meio ambiente, a existência do EVA tornará mais fácil a elaboração de estudos mais detalhados, como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Finalmente, muitos órgãos públicos, assim como diversos agentes financeiros, exigem um estudo de viabilidade ambiental para concessão de licenças e de recursos, respectivamente.

O ideal é que o EVA seja elaborado por uma equipe de assessoria ambiental especializada, sobretudo pelo seu grau de complexidade. Se você precisa executar um EVA para o seu empreendimento, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

Gostou? compartilhe!

Whatsapp Zelena