Os principais selos e certificados ambientais

Zelena: Os principais selos e certificados ambientais

A utilização de selos e certificados ambientais tem como objetivo estabelecer padrões regulatórios, de acordo com 3 partes distintas de classificação.

No tipo I, que é regulamentado pela NBR ISO 24024, são estabelecidas as regras de programas de rotulagem ambiental, bem como as características funcionais de um produto.

Já no tipo II, são prestadas as informações pelo próprio fabricante, possibilitando que sejam apresentados os benefícios conquistados com seu produto.

Por fim, o tipo III que é utilizado por empresas business to business, pois permite que um importador possa solicitar ao produtor internacional o selo, não sendo considerado como uma barreira alfandegária.

Para conhecer os principais selos e certificados ambientais, continue conosco a leitura deste post.

Qual a importância dos selos e certificados ambientais

A principal finalidade dos selos e certificados ambientais é garantir e atestar aos consumidores os diferenciais de seus produtos, devido à sua alta qualidade ambiental.

Dessa forma, as empresas demonstram a partir de suas certificações, que atendem de forma correta, todas as medidas de proteção com o meio ambiente, desde a compra da matéria prima até a disposição dos produtos nas prateleiras.

Portanto, se uma empresa adota uma postura comprometida com ações sustentáveis ou que possuam um sistema de gestão ambiental, deve se preocupar em obter selos e certificados ambientais.

Entretanto, para que tais documentos sejam conquistados, é necessário o cumprimento das leis e normas ambientais vigentes, bem como adotar a implantação de práticas de sustentabilidade nos processos da sua empresa.

Dentre as práticas sustentáveis adotadas pelas empresas que desejam obter os selos e certificados ambientais, estão:

  • Compra consciente da matéria prima utilizada;
  • Correta disposição dos resíduos gerados nos processos de fabricação.

Tendo em vista que o mercado está cada vez mais exigente, cobrando das organizações maior transparência acerca dos seus processos de produção, as empresas que demonstram sua preocupação com os três pilares da sustentabilidade (ambiental, econômico e social), conquistam maior credibilidade diante de seus consumidores.

Alguns dos selos e certificados ambientais são:

2 Rótulo ecológico da ABNT

Aplicado a qualquer setor industrial, esse é um dos selos e certificados ambientais que leva em consideração todo o ciclo de vida de um determinado produto, desde a sua extração, passando ainda pela fabricação, meios de distribuição e utilização, até o seu descarte.

Por esse motivo, a certificação da Agência Brasileira de Normas Técnicas é de fundamental importância para a confiança do público com sua empresa.

2 Selo FSC

Embora seja uma organização não governamental, sem fins lucrativos, o FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), é o grande responsável em todo o mundo pelo manejo florestal.

Depois de atestar que a madeira em seu estado bruto, lenhas, móveis e papéis tenham sido produzidos de forma sustentável, a empresa recebe o Selo FSC, comprovando assim que seus produtos tiveram origem de um manejo florestal sustentável.

3 Procel

Possivelmente, o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) seja um dos selos e certificados ambientais mais conhecidos.

Este certificado tem como princípio garantir o uso eficaz da energia, reduzindo os impactos ambientais causados por sua geração, como também evitar que falte energia para seus usuários.

Portanto, ao optar por aparelhos que apresentem esse selo, o consumidor assegura que terá à sua disposição maior eficiência e menor consumo de energia.

4 Produto Orgânico Brasil

A adoção de hábitos saudáveis tem sido uma realidade para uma grande parcela da população.

Nesse sentido, esse certificado permite que as pessoas adquiram produtos agrícolas que não tenham sofrido intervenção de insumos químicos.

Ou seja, o consumidor tem a certeza de consumir produtos livres de agrotóxicos e fertilizantes artificiais, garantindo assim um estilo de vida mais saudável.

Conclusão

Definitivamente, se a sua empresa pretende adotar uma postura mais adequada às regras de sustentabilidade, é preciso adquirir selos e certificados ambientais.

De tal forma, que além de comprovar que todos os processos estão sendo realizados conforme às normas legais, apresenta maior transparência aos seus consumidores.

Então, se você deseja saber quais aspectos devem ser mudados e quais medidas tomar para conseguir os selos e certificados ambientais, é preciso solicitar o auxílio de uma equipe que atue com soluções ambientais.

Gostou? compartilhe!

Whatsapp Zelena