O que é o Graprohab e a Cetesb?

Zelena: O que é o Graprohab e a Cetesb?

Se você já ouviu falar nos nomes Graprohab ou Cetesb mas não sabia do que se tratava, então essa é a hora para você entender um pouco mais sobre o que são esses órgãos, onde atuam e qual pode ser a importância deles no espaço do seu cotidiano.

O que é o Graprohab?

Em primeiro lugar, o nome Graprohab significa Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais. Esse grupo existe desde 2007 com o objetivo de centralizar e agilizar os procedimentos dos órgãos que administram a aprovação de novos empreendimentos habitacionais. Para a construção de novos empreendimentos, sejam eles loteamentos, conjuntos e condomínios habitacionais, públicos ou privados, os responsáveis precisam de uma aprovação que vem através da análise dos órgãos integrantes do Graprohab.

As informações do manual e da cartilha para os empreendimentos citados acima são sempre atualizadas no site do próprio Graprohab. Lá consta também os documentos necessários para a análise e o conteúdo mínimo das plantas, projetos, requerimentos, etc. Assim, sempre que preciso, você pode acessar a página para se atualizar ou para saber mais sobre o grupo e a sua atuação.

Agora, vamos saber mais sobre a Cetesb!

Como o Graprohab rege a permissão do uso de um território, acabam sendo muitos os motivos que precisam da sua aprovação. Por isso, junto desse grupo, há vários órgãos envolvidos, onde cada um deles se responsabiliza por diferentes projetos.

Fazem parte do Graprohab: CETESB, DAEE, SABESP E SECRETARIA DA HABITAÇÃO (SH).

Destes órgãos, vamos destacar a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que é a responsável por pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

Mas como a Cetesb é importante para mim?

Bem, digamos que a construção de uma área residencial está sob a sua responsabilidade. Em suas mãos tem uma área que será usada para a construção de casas e ruas, porém há algumas árvores na rota de uma rua específica. Uma alternativa é transplantar ou remover as árvores, mas para isso você precisa obter uma Autorização da CETESB. Também será necessário fazer uma compensação ambiental pelas arvores suprimidas.

Casos como esses são super importantes para a Zelena Ambiental, já que nós fazemos os projetos ambientais para a Cetesb.

Então se você gostou de saber sobre esses órgãos e quer tirar alguma dúvida, é só entrar em contato com a nossa equipe. E se você também quiser ficar por dentro de mais assuntos como esse, clique AQUI e leia os nossos outros conteúdos!

Gostou? compartilhe!

Whatsapp Zelena