Como funciona a Armadilha Fotográfica?

Zelena: Como funciona a Armadilha Fotográfica?

Caso você não saiba exatamente o que é uma armadilha fotográfica, certamente você já viu registro de uma em algum jornal ou programa com tema rural. A armadilha fotográfica nada mais é do que as filmagens ou fotografias da vida animal em um determinado ambiente.

Essas filmagens e imagens são feitas através de equipamentos de tamanho discreto, geralmente camuflados, que são posicionados para não causar nenhum tipo de incômodo na vida selvagem.

Prático, inovador e seguro!

O desenvolvimento da Armadilha Fotográfica foi uma inovação que facilitou muito o trabalho de biólogos e outros profissionais da área, já que o monitoramento é totalmente feito pelas câmeras instaladas na mata. Isso faz com que ninguém precise ficar à espreita esperando por muitas horas e também é muito menos invasivo em relação aos métodos antigos.

Para identificar qual animal vivia em uma área, era comum o uso de armadilhas que o prendia e depois que os dados eram coletados ainda era instalada uma coleira que ajudava no seu rastreamento. Atualmente, todo esse contato pode ser facilitado com o monitoramento das câmeras.

Mas a Armadilha Fotográfica tem qual finalidade?

A armadilha fotográfica possui dois grandes objetivos, sendo eles: a descoberta de espécies noturnas e raras e o monitoramento dos animais selvagens em uma área. Geralmente as informações que são coletadas pelas câmeras ajudam no serviço de consultorias, ONGs e órgãos ambientais.

Acionada por movimentos e com visão infravermelha, a câmera pode ser usada no período diurno e/ou noturno. Serve para catalogar espécies de uma determinada área, realizar estudos de comportamento e levantamentos de fauna, incluindo densidade.

Gostou de saber mais sobre esse tipo de armadilha? Deixe um comentário e se ficou com alguma dúvida é só entrar em contato com a nossa equipe clicando aqui.

Gostou? compartilhe!

Whatsapp Zelena