3 tipos de levantamentos topográficos para usar em sua atividade

Zelena: 3 tipos de levantamentos topográficos para usar em sua atividade

(Imagens: Google)

De acordo com o objetivo no qual o levantamento é realizado, diferentes informações são mapeadas. Em alguns casos, apenas as projeções horizontais são necessárias, por exemplo. Em outros, o mais importante é mapear o relevo do terreno. Também existem casos em que há uma necessidade conhecer tanto limites como relevo, e assim necessitando de um levantamento completo.

Existem diferentes tipos de levantamentos topográficos para cada necessidade de mapeamento. Com a tecnologia existente é possível captar medidas horizontais de um terreno, alturas dos relevos ou até mesmo as duas características.

Quais são os tipos de levantamentos topográficos?

Para a medição dos elementos e características de um terreno existem três tipos de levantamentos topográficos: planimétrico, altimétrico e planialtimétrico. O primeiro está relacionado às medidas em um plano; o segundo, às medidas verticais. O terceiro, é o resultado da união dos dois anteriores, ou seja: um mapeamento mais completo.

Levantamento planimétrico

O levantamento topográfico planimétrico, também chamado Planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área.

Esse tipo de levantamento é usado principalmente para determinar os limites de um terreno.

Levantamento altimétrico

Por outro lado, o levantamento altimétrico consiste na definição das alturas de um terreno. Esse método também pode ser chamado de altimetria, e registra o grau de declividade de um terreno.

As curvas de nível são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura. Ao conectá-los por meio de linhas, essas curvas são obtidas. Desse modo, a principal função de uma altimetria é representar o relevo de uma área, informação fundamental para o entendimento das características de um terreno.

Levantamento planialtimétrico

Já o levantamento planialtimétrico consiste, basicamente, na união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo.

Esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno, a exemplo do licenciamento ambiental.

Qual a importância de conhecer os tipos de levantamentos topográficos?

Conhecer os processos e suas aplicações é fundamental para definir qual o método mais se adequa às suas necessidades, permitindo que você economize tempo e dinheiro e atenda os requisitos que o órgão aprovador exigirá.

Para a elaboração de um bom projeto topográfico é fundamental contar com uma equipe profissional que conheça todos os tipos de levantamentos topográficos. Assim, esses profissionais saberão exatamente quais as suas necessidades, quais as informações necessárias e, principalmente, como executar de maneira correta o projeto.

Em Indaiatuba e região, a equipe Zelena Ambiental traz consigo anos de experiência na área a o know how necessário para que seus projetos atinjam seus objetivos de maneira segura, prática e rápida. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.

Gostou? compartilhe!

Whatsapp Zelena